Atlética

A importância da Atlética Universitária está validada no Decreto-Lei nº 3.617/41 e voga até hoje. O Artigo 2º, parágrafos I, II, IV e VI, ditam, respectivamente, que:

I. Haverá em cada estabelecimento de ensino superior, uma associação atlética acadêmica, constituída por alunos, e destinada à prática de desportos e à realização de competições desportivas. A associação atlética acadêmica de cada estabelecimento de ensino superior estará anexa ao seu diretório acadêmico, devendo o presidente daquela fazer parte deste.
II. As associações atléticas acadêmicas formarão dentro de cada universidade, uma federação atlética acadêmica, que estará anexa ao diretório central acadêmico da mesma universidade, devendo presidente daquela fazer parte deste.
IV. As federações atléticas acadêmicas de todo o país formarão a Confederação dos Desportos Universitários.
VI. A sede da Confederação dos Desportos Universitários é o Distrito Federal.

Verifica-se a importância do desporto dentro do ambiente universitário e sua relevância perante os gestores públicos, tendo Leis e Decretos para a regulação das atividades, saudando a comunidade acadêmica a ser responsável pela organização das associações atléticas dentro das universidade. Fica claro que deve haver uma Associação Atlética Majoritária que contemple as necessidades de todos os estudantes da universidade no que se refere ao desporto com o apoio da reitoria e pró-reitorias para este intento.

Os propósitos das Associações Atléticas variam de universidade para universidade, apesar de o foco ser o desporto. Para muitos a integração entre os estudantes dos diversos cursos através de competições, eventos diversos, palestras, etc. O incentivo à prática esportiva também é algo bem evidente dessa atividade, o que ajuda a formar os times para competições interestaduais e nacionais. Outra grande contribuição está presente nas ações sociais onde as Associações promovem atividades que ajudem diversas comunidades que precisam do amparo do desporto para mudar as perspectivas de futuro, especialmente entre as crianças.

As Associações Atléticas possibilitam ao estudante encontrar o caminho que o leve a perceber que é capaz, com o trabalho em equipe, de fazer a diferença dentro e fora da universidade. Atuar numa Atlética possibilita lidar com dificuldades e encontrar soluções para as mesmas; possibilita ajudar efetivamente de campanhas como as de doação de sangue ou doações de alimentos, por exemplo; possibilita atuar numa empresa, pois a Atlética é uma empresa onde vários integrantes tem papel fundamental no seu desenvolvimento, podendo atuar como administrador financeiro, como marqueteiro, como negociador de patrocínios, como organizador de eventos, etc.

A Universidade Federal Rural da Amazônia está necessitando disso tudo e desenvolver todas estas atividades trarão ganhos importantes para a Universidade e para a comunidade.

O que está faltando para isso acontecer? Você participar!

Que tal começar participando dos jogos internos da UFRA?