Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos de extensão
Início do conteúdo da página

Eventos de Extensão

De acordo com artigo 14, da Resolução nº 248, de 12 de março de 2015, do CONSEPE-UFRA:

 

Art. 14 - São considerados Eventos as ações de Extensão Universitária que visem promover, mostrar e divulgar ações de interesse técnico, social, científico, artístico e esportivo.
Parágrafo único - Os Eventos podem ser caracterizados como: campanhas em geral, campeonato, ciclo de estudos, circuito, colóquio, concerto, conclave, conferência, congresso, debate, encontro, oficina, mini-cursos, espetáculo, exposição, feira, festival, fórum, jornada, lançamento de publicações e produtos, mesa redonda, mostra, olimpíada, palestra, recital, semana de estudos, seminário, simpósio e torneio, entre outras manifestações que congreguem pessoas em torno de objetivos específicos.

 

Sendo assim, as atividades de Eventos e Cultura se constituem num importante e eficaz instrumento institucional que promove a troca de saberes e a integração com a sociedade. Além disso, ao mesmo tempo em que beneficia a população, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, inclusão sócio-produtiva e defesa do meio ambiente, as ações extensionistas e culturais – que incluem atividades técnicas, científicas, culturais e artísticas – propiciam ao estudante a oportunidade para um aprendizado teórico-prático contextualizado, desenvolvimento cultural, responsabilidade social e formação da cidadania.

Baseado nisso, a Divisão de Eventos e Cultura (DEC) coordena, promove, incorpora e estimula ações e eventos científicos, técnicos, de ensino, culturais e artísticos, individuais ou coletivos, em consonância com a política cultural da UFRA, a fim de trazer uma relação transformadora entre a Universidade e a sociedade por meio da produção, socialização, memória, difusão de conhecimentos e contribuindo para a formação acadêmica/profissional cidadã do corpo discente em consonância com a transformação da sociedade.

Tais ações extensionistas (congresso, encontro, seminário, mesa-redonda, simpósio, painel, fórum, conferência, jornada, curso, colóquio, semana, ciclo de debates, exposição, etc.) podem ser promovidos por qualquer  integrante da comunidade universitária, seja professor, aluno ou técnico administrativo em educação.

Com o objetivo de gerarmos um acompanhamento mais próximo e verificar se o real princípio extensionista está sendo alcançado, a DEC cadastra todos essas ações, gerando um número de registro e, consequentemente, certificações a todos os envolvidos em determinada ação.

 

Confira alguns dos Eventos realizados.

Fim do conteúdo da página