Ações do Laboratório de Ensino de Física da UFRA (Campus Tomé-Açu)

No dia 07/11/2018, o Projeto "Implementação do Laboratório de Ensino de Física da UFRA - Campus de Tomé-Açu (LEnFís - UFRA /TA) em parceria com o Laboratório de Demonstrações da UFPA ", recebeu visita de professores e alunos da "Escola Municipal Luterana de Tomé-Açu", do município de Tomé-Açu - PA. Durante a visita, os alunos e professores tiveram a oportunidade de conhecer o Laboratório de Ensino de Física - LEnFís/UFRA,  e de participarem de demonstrações de experimentos de Física, de baixo custo, sobre diversos fenômenos da Física.

"Embora o projeto seja cadastrado como Extensão, o mesmo visa atender ao tripé da Universidade. O projeto faz ensino quando os discentes dos cursos de Engenharia Agrícola e Biologia Licenciatura participam de aulas práticas. Extensão, quando alunos e Professores da rede de Educação Básica participam de Demonstrações de Experimentos durante visitas previamente agendadas. E pesquisa, quando os discentes do curso de Engenharia Agrícola, fazem ensaios científicos e produzem protótipos de dispositivos agrícolas, o que é fundamental para que esses discentes exerçam o ofício de Engenheiro Agrícola ", explica o professor Gildenilson Mendes Duarte, coordenador do Projeto e do Laboratório de Ensino de Física.

O projeto conta com o trabalho de monitores  (discentes do curso de Engenharia Agrícola em treinamento), com uma Técnica de Laboratório, com a SEDUC-PA e com a colaboração de docentes da UFRA e com e do Prof. Luís Carlos Bassalo Crispino (UFPA). "No âmbito da Extensão, o objetivo fundamental é proporcionar aos professores e alunos da Educação Básica, e também aos pequenos produtores agrícolas, uma importante ferramenta didática para professores e alunos, possibilitando melhorias no processo de ensino e aprendizagem no município, e alternativas de baixo custo para a agricultura familiar, com o desenvolvimento de Protótipos Agrícolas", esclarece o professor, a respeito dos objetivos do projeto.