Participação da Ufra no Projeto RONDON/UDESC – Operação Gilmar Gomes

imagem sem descrição.

Durante o XLV Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das IES Públicas do Brasil, realizado na Universidade de Brasília, no período de 27 a 29 de maio de 2019, o Pró-Reitor de Extensão da UFRA, Professor Dr. Eduardo do Valle Lima, conseguiu viabilizar uma Carta Convite da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, para que 8 discentes de graduação possam participar do Projeto RONDON/UDESC – Operação Gilmar Gomes.

Trata-se de uma importante ação de extensão, que conta com a participação de IES parceiras, órgãos e entidades municipais, estaduais e federais, bem como entes privados. Ação de extensão é de Imersão Multidisciplinar, tendo como escopo a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade por meio de troca de conhecimentos visando contribuir com soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução das desigualdades regionais, bem como ampliação nos acadêmicos participantes dos processos de desenvolvimento e fortalecimento de sua cidadania.

O Projeto Rondon- UDESC realizar-se-á no período de 10 a 20 de julho de 2019, em municípios selecionados, com a oferta de 30 oficinas e atividades complementares nas áreas de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação e meio ambiente, trabalho e saúde, tecnologia e produção. Adotar-se-ão objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ODS, como apoio utilizar-se-á, o Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável, que diagnostica o grau de desenvolvimento territorial ao considerar as dimensões social, cultural, ambiental, econômica e político-institucional. Por fim utilizar-se-ão banco de dados de ordem, regional, estadual e municipal: assistência social, demografia, economia, educação, finanças públicas, gestão de risco, saúde, habitação, segurança pública e meio ambiente.

Selecionamos oito (8) acadêmicos de graduação da Ufra, inserimos como critério inicial que os mesmos sejam simultaneamente alunos do SENAR/FAEPA no Programa Rede E-Tec., dos selecionados temos 5 (cinco) discentes do Campus Capanema e 3 (três) discentes do Campus Paragominas.

Para acompanhar esta ação contaremos com o apoio de um Supervisor, sendo que indicamos para este papel o Professor Dr. Daniel Pereira Pinheiro, lotado no Campus de Capanema. Indicamos também o Professor Dr. Eduardo do Valle Lima, Pró-Reitor de Extensão da Ufra, como coordenador Técnico e Político da Ação.

Na parceria para a ação acontecer contamos como grande incentivador o SENAR/ FAEPA, na figura do seu presidente Carlos Xavier, que doou todas as passagens aéreas de ida e de volta (perfazendo 10 passagens); A Ufra que viabilizou ajuda de custo a todos os participantes; os Campi de Capanema e Paragominas, na figura de seus diretores, prof. Dr. Ebson Cândido e prof. Dr. César Tenório, providenciaram o translado acadêmico e intervenção nas questões acadêmicas para que não houvesse perdas aos discentes e a UDESC com toda a infraestrutura para o desenvolvimento da Ação em SC.

A Proex juntamente com a Gestão Superior da Ufra, objetiva com esta participação, replicar a Ação no Estado do Pará. No entanto, o planejamento da forma como será realizada, só acontecerá mais adiante, pois temos várias possibilidade de fazê-lo:
1. No próximo ano poderemos ter mais discentes participando novamente da ação do projeto Rondon em outro estado;
2. Podemos fechar parceria com a UDESC Ufra desenvolver as ações na do Projeto Rondon na Amazônia/Pará;
3. Ou ainda, pode ser realizado pela própria UFRa. Por meio do conhecimento, vivenciando in loco, aprenderemos a organizar e executar esta importante ação extensionista. Com o apoio de outros parceiros, como instituições federais, estaduais e municipais e entidades particulares, replicaremos essa metodologia com as adaptações necessárias à realidade dos municípios do Estado do Pará.

Além da prestação de serviços à sociedade, pois trabalharemos em prol do desenvolvimento do Estado, teremos também a possibilidade de propiciar aprendizagem aos nossos alunos, tendo a extensão seu caráter pedagógico. Sendo uma ação de grande impacto, social, político e de desenvolvimento.

Anexamos a este documento a cópia da Carta Convite, as Diretrizes do Núcleo extensionista, RONDON/NER-UDESC, e as informações gerais das atividades

Conforme já combinado a PROEX enviará fotos das atividades in loco e informações para comporem matérias a respeito.