INTERUFRA

APRESENTAÇÃO

A prática regular de exercícios físicos é fundamental em qualquer idade e tem sido considerada um meio de preservar e melhorar a saúde e a qualidade de vida do ser humano, auxiliando na prevenção da obesidade, doenças cardíacas, insônia, estresse, ansiedade e depressão; além de proporcionar benefícios como à melhora da autoestima, aumento da concentração e memória, fortalecimento de ossos e músculos, retarda o envelhecimento, sem falar no entretenimento e até mesmo benefícios estéticos. A prática esportiva na universidade é utilizada como ferramenta didática pedagógica primordial para a formação acadêmica do profissional, contribuindo ainda com a consolidação de valores morais e sociais. Ademais, outro ponto relevante a ser pautado no esporte universitário é a atração lúdica dos discentes em defender as cores da sua instituição, criando laços interativos com outros atletas e fortalecendo o sentimento de pertencimento a instituição.

Nesse diapasão, a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), acreditando nessas premissas tem investido cada vez mais em ações esportivas dentro dos seus espaços, a culminância dessas ações acontece com a realização do “InterUfra” torneio de cunho esportivo, artístico e social que conta com participantes de todos os seus Campi (Belém, Tomé-açu, Capanema, Capitão Poço, Parauapebas e Paragominas), trabalhando em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Pará- SEDUC e com voluntários da própria Instituição Federal de Ensino Superior – IFES, bem como da comunidade externa.

O InterUfra está caminhando para a sua 3ª edição e conta com modalidades coletivas e individuais com massiva adesão por parte dos estudantes e um exponencial crescimento no número de participantes. As modalidades trabalhadas são as seguintes: Futsal, Voleibol, Handebol, Basquete, Xadrez, Tênis de Mesa, Badminton, Jiu Jitsu e Taekwondo.

Desse torneio são selecionados os Discentes/Atletas que representam a Universidade nos Campeonatos Organizados pela Federação Paraense de Esportes Universitário (FEUP) e pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), oportunizando uma seleção democrática entre todos os Campi.

Como resultado da 1ª edição do InterUfra, em 2018 a UFRA recebeu da FEUP, durante fase estadual dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s), o prêmio de Universidade mais interiorizada da competição, premiação alusiva a quantidade de atletas vindos dos Campi do Interior do estado do Pará. Já, no ano de 2019, a UFRA realizou a 2ª edição do InterUfra, alcançando um total de 1025 discentes, representando uma evolução de aproximadamente 200% ao comparar com a edição anterior. Nessa esteira, esses números refletem um forte crescimento na adesão dos alunos a prática esportiva na universidade, de maneira que, atualmente a UFRA tem aproximadante 15% de todos os seus alunos em ações esportivas.

Ainda no ano de 2019, a UFRA fez uma participação imponente nos JUB’s, contando com 86 atletas, dos quais 58 foram provenientes dos Campi do interior, alcançando resultados significativos. A saber:

Ao Nível Nacional:

- 3º Lugar (Podium) na modalidade de Taekwondo Feminino;