Orientações sobre o Treinamento de discentes em Programas ou Projetos de Extensão

O coordenador de um Programa ou Projeto de Extensão cadastrado na PROEX sob a condição ATIVO e ADIMPLENTE, poderá lançar edital de treinamento na modalidade serviço voluntário, para execução na própria UFRA, com vagas sem bolsa para alunos.

Os discentes terão direito a certificação de participação no projeto mediante entrega de Frequência Mensal e Relatório Final do treinando. Ressaltamos que a Ficha de Frequência, quando emitida pela PROEX, é encaminhada para o responsável pela execução do Treinamento, cabendo à ele o envio/repasse para os discentes selecionados preencherem.

Inicialmente deve  ser efetivada a solicitação à PROEX de abertura de Edital de Treinamento .A referida abertura de Edital de Treinamento ocorrerá mediante solicitação, anexada a um memorando, ao Diretor de Instituto ou Campus ou Chefia imediata respectiva ao qual a Coordenação do Programa ou Projeto está vinculada, para conhecimento/ciência da referida Direção de Instituto ou Campus ou Chefia imediata. O Diretor ou Chefia imediata deverá encaminhar a mencionada solicitação à PROEX/Seção  de Programas e Projetos-SPP com antecedência mínima de 15 (quinze) dias do início previsto das inscrições, via SIPAC.

Na Seção de Programas e Projetos-SPP/PROEX será realizada a Publicação do Edital de Treinamento no site da PROEX/UFRA visando ampla divulgação de requisitos e prazos para participação no citado processo seletivo de Treinamento. Junto ao Edital é inserido uma “Ficha de Inscrição” e um “Termo de Adesão e Compromisso” para que o discente preencha e apresente no ato da inscrição.

O Coordenador receberá as inscrições no prazo previsto no Edital devidamente publicado e realizará a seleção de acordo com os critérios previstos no Edital de Treinamento acima citado.

Após a conclusão do processo seletivo, o Coordenador responsável pela execução do Treinamento encaminhará a documentação (Fichas de Inscrição e Termo de Adesão e Compromisso) dos discentes selecionados à SPP/PROEX, via SIPAC, para efetivação do Treinamento e emissão de Ficha de Frequência para acompanhamento mensal de cada discente que deverá ser entregue na PROEX até o quinto dia do mês subsequente.

Concluído o Treinamento e inexistindo pendência de entrega de formulários de frequência o coordenador/supervisor do Treinamento poderá solicitar certificação do treinando à PROEX.