Trabalhos desenvolvidos por alunos da 1º turma de engenharia de produção da UFRA/PARAUAPEBAS são publicados em revista de extensão da UNIRIO/RJ

Alunos do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) publicaram 3 artigos nas edições 02 e 03 da Revista de Extensão Raízes e Rumos, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO/RJ). A atual revista recupera o nome de sua congênere impressa, a Revista de Extensão Raízes e Rumos e tem como temática “Extensão Universitária para a redução das desigualdades sociais.

Os artigos publicados são oriundos de projetos interdisciplinares desenvolvidos no decorrer da disciplina de Gestão Ambiental, que foram selecionados durante o evento 1ª Feira Interdisciplinar de Ciências (FIC), que teve como tema “Ciência sob o Olhar Socioambiental”. O evento foi realizado no mês de abril de 2018, nas dependências da Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus Universitário de Parauapebas-PA, e contou com o apoio da Coordenação do Curso de Engenharia de Produção e de Administração, bem como também da Pró reitoria de Extensão (Proex) da Ufra. Os artigos tiveram apoio em coautoria com docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e foram publicados em dezembro de 2019, na categoria - Depoimento de Extensão.

Os artigos publicados são:

Promoção de feiras de ciências interdisciplinares como proposta pedagógica para o desenvolvimento de tecnologias sociais: a ciências sob olhar caleidoscópio

Autores: Thiago Fernandes, Larissa Kvitko, Marfa Magali Roehrs

Link: http://www.seer.unirio.br/index.php/raizeserumos/article/view/8128

Oficina de produção caseira de sorvete de mandioca com raspa de manga: o sabor do plantado no quintal de casa

Autores: Thiago Fernandes, Riviane Bruna de Sá e Sousa, Bruno Jander Santos Lima, Dulce Karla Lima Pereira, Suellen Marques dos Reis

Link: http://www.seer.unirio.br/index.php/raizeserumos/article/view/8266

Fabricação artesanal de sabão caseiro a partir do reuso do óleo de cozinha como forma de renda extra e incentivo a formação de empreendimentos familiares

Autores: Thiago Fernandes, José Murilo Mendes Júnior, Antônia Fabiana da Costa Sá, Vanessa Rodrigues de Oliveira

Link: http://www.seer.unirio.br/index.php/raizeserumos/article/view/8125

Os estudantes foram orientados pelo professor M.Sc Thiago Fernandes, que é membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial: Alto Paraguai/MT (NuPEDeTer-AP); foi responsável pela disciplina de Gestão Ambiental no curso de Engenharia de Produção (Ufra) no semestre 2018/1 e também foi o Coordenador Geral do evento 1ª Feira Interdisciplinar de Ciências (FIC).

Para o discente José Murilo Mendes Júnior, “essa oportunidade de exibir os trabalhos desenvolvidos de forma interdisciplinar em sala de aula é uma janela importante para a produção de conhecimentos. Precisamos valorizar a extensão universitária e mostrar para a comunidade o que estamos produzindo aqui dentro”.

Já, para o Professor Thiago, “a estratégia que usamos para revelar os projetos interdisciplinares foi enquadra-los em um evento de extensão, o que possibilitou colocar os discentes como protagonistas de suas obras. Essa experiência do contato com a comunidade, da troca de conhecimentos e saberes, reforça os pilares da educação informal e da prática extensionista e também avigora o planejamento para corroborar com as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, que define os princípios, os fundamentos e os procedimentos que devem ser observados no planejamento, nas políticas, na gestão e na avaliação das instituições de educação superior de todos os sistemas de ensino do país”.

Fonte: Prof. Thiago Fernandes (UFRA).