Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Atuação
Início do conteúdo da página

Atuação

A PROEX é responsável pela formulação e implementação das políticas e dos programas de extensão universitária a serem executados pelos Institutos; pela coordenação geral e pelo controle institucional central de sua área específica, visando à interação da Universidade com a sociedade.

 

 EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA  

 

A palavra Extensão implica em estender-se, em levar algo a algum lugar, ou até alguém. A Extensão universitária é parte do processo educacional, tendo como força indutora e motivadora as questões imediatas e mais relevantes demandadas pela sociedade.

A Extensão universitária é uma forma de interação que deve existir entre a universidade e a comunidade em que está inserida, sendo uma espécie de ponte entre a instituição e os diversos setores da sociedade. Esta ponte é uma via de mão dupla, na qual conhecimento e saberes são trocados e realimentados. A universidade traz o ensino e a pesquisa, e a comunidade empresta e transmite seus valores e cultura. A instituição, portanto, influencia e é influenciada pela sociedade, havendo sempre uma troca com o meio em que está inserida.

As formas como a Extensão universitária se apresenta podem variar, por exemplo: oferta de cursos, palestras, conferências, ensino à distância, viagens de estudo, feiras, estágios, treinamentos, campanhas educativas e assistenciais, programas e eventos tecnológicos, científicos, culturais e esportivos, serviços, dentre outros.

É na Extensão Universitária que os estudantes vão correlacionar os fundamentos teóricos com o fazer prático. Além de difundir e socializar o conhecimento veiculado pela área de ensino e produzido pela pesquisa, a Extensão Universitária permite o conhecimento da realidade da comunidade, possibilitando, assim, diagnosticar necessidades e demandas de novas pesquisas e outras ações. Com isso, é possível para a comunidade acadêmica construir, modificar e aprimorar os rumos e diretrizes da própria universidade, buscando soluções possíveis para os problemas que se apresentam.

  

 POLÍTICAS DE EXTENSÃO  

 

A extensão universitária é uma atividade de natureza interdisciplinar, que promove a disseminação do conhecimento acadêmico de forma integrada ao ensino e à pesquisa universitária, o que supõe transformações no processo pedagógico, pois docentes e discentes são sujeitos do ato de ensinar e aprender, levando à socialização do saber acadêmico.

A Universidade Federal Rural da Amazônia /Pró-Reitoria de Extensão – PROEX atua com base nos programas governamentais e de suas linhas prioritárias com o compromisso e a responsabilidade social de contribuir com a construção e efetivação das políticas públicas de desenvolvimento regional sustentável e de inclusão social.

A atuação da UFRA junto à comunidade interna e externa conta com o apoio do Programa Universidade do Século XXI – Serviço à Comunidade por Meio da Extensão Universitária, compreendendo a participação de representantes da UFRA em ações de extensão que envolvam viagens, atividades voltadas à atividades sociais, eventos, cursos, atendimento em modalidades esportivas, envolvendo os setores que atuam com o público externo, especialmente as comunidades do entorno, como é o caso do Serviçp de Cultura Física e parceiros, do Hospital Veterinário, do Projeto Carroceiro e ainda, o atendimento através do Serviço de Documentação e Informação – SDI/Biblioteca

A Incubadora de Empreendimentos Solidários – ITES, vinculada à PROEX,vem atuando com o apoio de diversos editais ou de Convênios de Cooperação Técnica, em vários municípios do Estado, e em parceria com várias instituições, concentrando importantes projetos de extensão, inclusive nas áreas de educação para reforma agrária e de incubação de diversos empreendimentos solidários para agricultores familiares e para jovens com bolsa trabalho.

As linhas temáticas de extensão universitária visam à organização das atividades extensionistas, de acordo com as diretrizes definidas nos Fóruns Regional e Nacional dos Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas. Das oito linhas selecionadas pelo referido Fórum: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho, as principais diretamente relacionadas com as áreas de atuação da UFRA são: Meio Ambiente, Tecnologia, Trabalho e Saúde, embora havendo uma relação com as demais nos aspectos de cidadania e desenvolvimento integral do homem.

Através da extensão universitária, a Instituição potencializa o comprometimento e a participação social para a troca de experiências; a assimilação e revisão de valores e prioridades; a construção de saberes e a interação entre universidade e sociedade.

A Pró-Reitoria de Extensão – PROEX, que tem como missão contribuir com políticas e institucionalização das ações de extensão universitária, para o apoio e atendimento das demandas internas e externas, promovendo a interação entre universidade e sociedade para dar visibilidade e credibilidade à Instituição, busca viabilizar e operacionalizar práticas participativas e representativas dos interesses das comunidades regionais, através de programas e propostas em duas diretrizes prioritárias de atuação: Disponibilização e democratização de informação científica, cultura e serviços comunitários; Promoção e participação no desenvolvimento sustentado de comunidades urbanas e rurais.

Com base no planejamento institucional plurianual e políticas de extensão universitária, os objetivos estratégicos da extensão para o período 2010/2014 são: Promover de forma programática a articulação entre o ensino e a pesquisa; Conduzir o ensino a padrões mais elevados de qualidade, promovendo aos estudantes e docentes habilidades de extensão e de disseminação de conhecimento, gerando competência para atuações no meio rural amazônico; Instrumentalizar e retroalimentar a programação do ensino e vocacionalmente da pesquisa e extensão; Oportunizar ações para democratização do conhecimento junto à comunidade interna e externa; Interagir com o setor agrícola e promover a integração com a indústria, o comércio, o governo e outras organizações com interesses na Amazônia e articular discussões desenvolvendo políticas peculiares à região; Envolver as populações amazônicas, profissionalizando-as para incluí-las no processo produtivo, melhorar sua qualidade de vida e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região; Contribuir com desenvolvimento regional, especialmente na perspectiva da Economia Solidária, ampliando a articulação da universidade com o setor produtivo e contribuindo com novas possibilidades de geração de renda a partir de modelos alternativos.

  

 ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO  

 

As estratégias de atuação da PROEX estão organizadas em dois níveis - a construção de uma política externa e de uma política interna de Extensão, exigindo atuação em duas esferas:

1) Entrada em editais para financiamento de programas e projetos, estabelecendo eixos de articulação com órgãos do MEC e outros   ministérios, Governos Estaduais e Municipais e respectivas Secretarias, Agências de Fomento, Empresas e outros.

2) Articulação permanente com a Reitoria e Pró-Reitorias, Institutos Temático, Incubadora, entre outros. Busca-se, nessa perspectiva, a integração das ações de ensino, pesquisa e Extensão, a localização de docentes e técnicos especialistas em diferentes áreas para o desenvolvimento das ações e a interlocução de saberes.

Fim do conteúdo da página